quinta-feira, 29 de abril de 2010

ME TARZAN YOU JANE?

Jane foi buscar Chita e ainda não voltou!


Na minha infância não havia internet, tv a cabo e  nem playstation.

Que felicidade!

Pude crescer respirando  ar puro da cidade e me banhar nas águas ainda limpas das praias antes do porto, antes dos navios que vem do mundo todo.

Ratifiquei esta alegria quando vi os resultados dos meus exames médicos períodicos: não deu nem verme.

Escrevi este post tendo em mente uma época que meu pai tinha um sítio num lugar chamado Laranjal entre São Luís e São José de Ribamar. Eram dias longos fazendo trilhas pelo meio do mato preparando armadilha pra pegar preá tangendo gado andando de bicicleta de cavalo jogando futebol bola de gude brincando de esconde-esconde papagaio baladeira banho de rio dando carambela da ponte balanço de rede e fazendo guerra de mamona no meio do milharal pensando que eu era Tex Willer ou seu inseparável amigo Kit Carson.

Nada de Winning Eleven Half Life nem GTA. A vida era real seu moço: queda doía chute no toco doía chifrada de boi doía caroço de mamona no olho doía. Mas depois tudo se lavava do corpo no fim da tarde tomando banho pelado na beira do poço puxando água por corda presa na alça da lata.

Meus heróis não morriam de overdose.

O mais louco deles andava quase pelado batia nos peitos soltava um grito esgoelado pelas matas e se pendurava nas árvores saltando de cipó em cipó.

Era o Tarzan da época em que a TV era em preto e branco ( sim caro leitor, isso já existiu um dia ).

Pena que no sítio não tinha nada parecido para que eu pudesse imitá-lo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

QUE NOME DAR A SEU FILHO

Já pensou que nome dar ao seu filho?

Que tal Ana, Pedro, Felipe?

A maioria dos brasileiros não pensa assim. Parece que na hora do que-nome-vou-dar-ao-meu-filho eles colocam letra por letra do alfabeto num saco, sacodem e vão tirando uma a uma até formar um nome. De preferência incompreensível.

Também não deixa de ser hilário as corruptelas que se formam oriundas da interpretação errônea dos nomes como Einstein, o jogador italiano Autobelli e o jogador brasileiro Carpeggiani, gerando pérolas como Eanstain, Haltobelly e Cartegeane.

Garimpei estas e outras pérolas nas listas por aí:


Agvanderson
Alicharlison
Artaxerxes
Bonyeck
Brucyley
Carsoberto
Chardiane
Dalzell rates
Dekson
Dempsey de sevilha
Deyguid
Engracio
Guedisvaldo
Joquebede
Jurucehy
Lycurgo
Sinoe
Wollas
Yardmackson
Zique

Com tanta criatividade em dar nome aos bois aos filhos, o brasileiro deveria registrar a patente da criação. Melhor ainda, cada nome deste deveria vir com aquele c minúculo de copyright. Haja imaginação.

Acho que o cidadão já batiza o filho com o nome artístico imaginando que ele vai ser estrela por um dia num BBB destes da vida ou jogador de futebol. Nesse último caso, já fantasia até a cena: as nuvens se abrindo e a voz celestial de Galvão Bueno narrando: " e completando o ataque da seleção Robinho, Ronaldo e  Cirdeklay.

Cirdeklay? Parece nome de antibiótico tarja preta.

Agora junte-se ao inédito nome internacional um poderoso sobrenome brasileiro como DOS SANTOS.

Ou o mais brasileiro de todos: DA SILVA.

Tá feita a globalização.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ADEUS AS MINHAS COSTELETAS EUROPEIAS

Ando seriamente propenso a mudar de barbeiro.

Aquele dos 10 contos.

Semana passada como sempre, mes a mes, fui lá depois do serviço cortar o cabelo, ler umas revistas da semana e ficar ouvindo a conversa alheia de futebol e política. Coisas de barbearia.

Estava absorto na leitura sobre um assunto que me chamou atenção na revista que nem percebi o estrago que a tesoura afiada estava fazendo nas minhas costeletas europeias cultivadas desde dezembro. Quando levantei a vista foi que vi o estrago. 

- Cara você cortou minhas costeletas? 

- Cortei!? Não era pra cortar? 

Pense no palavrão que se formou desde o início do esôfago mas que por decência e bons costumes da minha criação não conseguiu passar por entre os dentes de minha boca fechada...

- E agora?

- E agora nada, tem que cortar o outro lado ou tá pensando que eu vou sair na rua desse jeito.

Foram meses pra criar o estilo e numa tesourada, puft. Caiu aquela coisinha de cabelos por cima do aparador.

Como não sou aquele cara estilo Tony Ramos, o jeito agora é esperar mais alguns meses pra dar forma de novo no estilo jogador europeu-artista de Hollywood.

E ficar zen durante o ritual da barba: raspa aqui, apara ali, acerta acolá.

Porque é como cabelo. Acaba crescendo de novo.

sábado, 24 de abril de 2010

GROGUES E UM SOFÁ FURADO

Andei afastado uns dias por problema de memória. Memória do micro, esclareço. A minha vai muito bem obrigado, tanto que assisti semana passada num destes revival de Copas, o VT do jogo Brasil X Itália da copa de 82 e me veio na garganta a amargura de um porre de vinho daquela tarde e a lembrança de um sofá furado.

Vinte anos na pele, morávamos em Fortaleza numa república eu e mais tres desalmados cuja vida extra-faculdade era regada a garotas, bebidas e muita música, até porque o talento de um de nós era tocar uma violão muito afinado de juntar gente pra ouvir. O talento dos outros tres era beber³.

Mas não vou pormenorizar detalhes alheios. Continuarão como páginas coladas na biografia de cada um. Voltando ao que me motivou a escrever o post, reporto-me ao jogo. Ah, o jogo... Sala cheia, copos cheios, cinzeiros cheios, garganta cheia esperando o berro do gol de empate quando a Itália vencia por 3X2 e nos eliminaria da Copa. Bastava um mísero golzinho sair dos pés de Zico, de Sócrates, de Falcão ou de qualquer outro, que avançaríamos na competição e o tetra estaria mais perto do que nunca.

Eis que surge a oportunidade numa falta a ser cobrada por Éder. Tensão. Barreira se arrumando. Todo mundo se levanta do seu muquifo... Coração dispara! Silêncio sepucral menos pra um dos colegas que pesando seus cento e poucos quilos resolve subir no sofá novinho da sala e se danar a pular gritando: "Vai Éder, vai Éder, vai Éder!" E Éder foi. Só que antes de Éder ir, quem foi pro espaço foi o sofá que não aguentou o peso do animalzinho e abriu um rombo no meio.

E Éder não marcou o gol, o Brasil perdeu o jogo, saiu da copa e ficamos com aquela monstruosidade de arte moderna rasgada no meio da sala.

Mas sabe como é a criatividade de estudante, né? Aquele buraco no sofá serviu posteriormente para estocar as garrafas de vinho vazias que antes ficavam perambulando pelo chão da sala pondo em risco nossa integridade física. Afinal, qualquer um de nós poderia tropeçar e cair!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

KIT DO BRASILEIRO

Recebi por e-mail e resolvi postar aqui.

Vai transar?
O governo dá camisinha.


Já transou?
O governo dá a pílula do dia seguinte.


Teve filho?
O governo dá o Bolsa Família..
 
Tá desempregado?
O governo dá Bolsa Desemprego.
Vai prestar vestibular?
O governo dá o Bolsa Cota.


Não tem terra?
O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta.

  
RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI PRESO?
Desde 1º/1/2010 O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO?

Esse é novo: Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, é de R$798,30 "por filho" para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso.

Não acredita?
Confira no site da Previdência Social.

Portaria nº 350, de 30/12/2009, do INSS

*Mas experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece!*

"Trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família,  sem trabalhar, dependem de você"

O PAPA É POP

O Vaticano perdoou os Beatles pela frase dita há 40 anos atrás pela banda sobre eles seram mais populares que Jesus Cristo. 

É a fase pop do papa. Só faltou dizer que escuta I Want to Hold Your Hand no Ipod. Aí é querer demais!!!

Há poucos anos a imprensa do Vaticano rasgou a seda para tecer comentários positivos durante uma comemoração de aniversário de lançamento do Álbum Branco. Ressaltou que a qualidade musical dos Beatles resistiu ao tempo.

Disso a gente já sabia. 

Mas nada como ouvir através do Vaticano. Afinal a especialidade deles é a fé. E ela também é duradoura entre os fiéis. Como entre os beatlesmaníacos.
 
Em um dos documentários dos Beatles - que pra variar não lembro o nome ( preciso de um blocos de notas para anotar estas referências ) - eles estavam prestes a embarcar para a sua primeira turnê nos EUA quando Lennon proferiu a frase polêmica durante uma entrevista e isso repercutiu negativamente nas terras do Tio Sam. As imagens mostram além de uma trupê de fãs alucinados pra ver o quarteto, um outro grupo pisoteando discos nas ruas e uns tantos radialistas convocando a juventude americana a boicotar a banda.

Tudo em vão. A revolução do comportamento que gerou eu, você e boa parte do planeta havia começado e não ia ter volta. Os Beatles chegaram lá e conquistaram a América!

Quanto aos Stones me pergunto se vão ter a mesma benção...Mas eu acho que a visão pop do papa ainda crê que eles têm muitos pecados a pagar por conta de Symphaty for the Devil.

sábado, 10 de abril de 2010

REFÚGIO




Que é feito agora de nossa agonia
sofrida entre murmúrios
se não me comove mais
a fúria do abandono? Resistir

para quê? Se em mim já não 
cabem tantos - apenas um.

Se te submetes a fingidos cíumes
deixa-te levar
por amarguras de pretéritos queixumes

- Eu não que me guardo! Onde
senão na solidão obscura do quarto
quando não te vejo nem te escuto
onde, a imaginar-me tomado pela 
sombra do teu vulto, refugiu-me absoluto

É quando me cego do amor necessário
do vício precário do amor e sofro,
incontido que sou, do mal em mim
de tua ausência amputada em mim

Como se nossos exércitos soubesse 
manusear - frágeis que são -
todas as armas frias da solidão.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

TRAGÉDIAS ANUNCIADAS

Enchentes no Rio
Crédito: Agência Estado


Atentado com granada no Rio
Crédito: Yahoo


O Rio, cidade símbolo para as Olímpiadas e para a Copa do Mundo, além da chuva que já causou a morte de 256 pessoas, deixou 418 feridas e indiretamente afetou a vida de mais de 6 milhões de pessoas, foi palco hoje de um atentado terrorista contra um contraventor ligado ao jogo do bicho.

Questiono: este é o futuro que nos espera? Cidades sem infra-estrutura para escoamento de águas pluviais? Desabamentos? Deslizamentos? Pessoas inocentes morrendo por omissão do Poder Público? Bandidos em guerra explodindo granadas nas ruas?

E se o projeto que congela os salários dos servidores públicos por 10 anos passar na Câmara, quem vai conter o caos?

As imagens falam por si.  E nada disso é novo. Deslizamentos, enchentes, bandidos. Só fica cada dia pior.

A ERA DO GELO: SALÁRIOS NO FREEZER

Hoje escutei a entrevista de um professor da UFMA sobre o repúdio da categoria ao projeto de lei que congela por 10 anos os salários dos servidores públicos e me pergunto se o governo tem um projeto de lei paralelo equivalente de inflação zero por igual período ou a intenção é nos tornar cada vez mais miseráveis na medida em que a perda prevista no holerit equivale a uma redução de 1/4 do salário atual dos atuais servidores. E mais: o projeto impede também a realização de novos concursos públicos aumentando o número de futuros desempregados.

Associações de classe prevêem uma redução de 25% nas verbas orçamentárias destinadas aos serviços de educação e saúde e denuncia que o dinheiro economizado servirá tão somente para o pagamento da chamada "dívida pública" com os bancos internacionais. Servidor público vai ter que fazer um bico por fora para poder completar seu salário. Imagine como ficarão os serviços públicos de hospitais, escolas e segurança policial.

O projeto, de autoria da Casa Civil, já foi aprovado no Senado Federal e agora tramita na Câmara dos Deputados. Deve ser fácil para quem já construiu seu patrimônio agarrado às regalias do poder com salários de primeiro-mundo e benefícios nababescos, para quem sabe estar garantido aposentadoria especial com incorporações salariais decorrente de cargo eletivo, legislar contra quem trabalha e contribui para manter uma das mais altas cargas tributárias do mundo.

A herança do populismo ainda empesta os armários do poder. Fernando Collor, aquele cidadão que foi expulso da Presidência da República, logo que assumiu o cargo numa euforia popular como “O Caçador de Marajás”, passou a rasteira nos seus eleitores e mandou confiscar a poupança de centena de milhares de brasileiros, deixando toda a classe trabalhadora à míngua, enquanto nos corredores do Planalto corria o fuxico alertando os “poderosos” para que sacassem e transferissem seus recursos dos bancos, evitando o confisco. Só não avisaram a gente.

E com o governo Lula o populismo não é diferente. Só mudam os meandros da manipulação. Mesmo que se justifiquem com medidas “injustificáveis” este saque à dignidade do servidor público "face à crise mundial", não faltam recursos financeiros para sustentar o populismo. O Bolsa-Família é um exemplo: embora não tenha os números precisos de manutenção, arredondo-o entre 10 a 15 bilhões de reais para dar sustento ( sustento, não trabalho, emprego e produção)  a milhares de famílias excluídas à décadas dos padrões de cidadania; as Olimpíadas de 2014 e a Copa do Mundo de 2016 são outro exemplo: os custos são estimados em 30 bilhões e 10 bilhões, respectivamente. Acrescente-se a isso, mais uns 40% a título de despesas extraordinárias. Tudo para ostentar uma postura que o país não possui.

A postura que temos é a de um país de desigualdades. Uma pesquisa de alguns anos atrás mostrava o país em 5º lugar no ranking dos países com maior desigualdade social. Perdia apenas para 4 países africanos onde a miséria é latente. Una-se a isso o futuro que espera a maior parte dos servidores como pequenos empreendedores: o peso da carga tributária e fiscal.

Mas transformar servidores públicos em pequenos empresários talvez seja uma das metas da obscura política brasileira. Aumentar as desigualdades, rolar o endividamento de seus servidores, arrecadar mais com impostos, cortar gastos nos serviços essenciais à população e mascarar números da economia para alardear um crescimento fictício, como nunca antes neste país.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

NÃO É FEITIÇARIA! É TECNOLOGIA!

Você já leu O Símbolo Perdido, o último livro de Dan Brown? Parte da história envolve a ciência noética, ou o estudo geral das leis do pensamento. Algo como leitura de mentes e de pensamentos. Pois bem, entrei no http://bored.com/mysticalball/ e me deparei com um divertido aplicativo que "lê seu pensamento" e adivinha o número que você pensou. Achou bobo? Que nada! É divertido! Ainda mais se você for como eu que ainda não entendeu o truque.

A brincadeira é simples. Após entrar no site, escolha um número na tabela à esquerda, some os algarismos e o valor encontrado subtraia do número que você escolheu. Exemplo: se escolheu 23,  some 2 + 3 = 5. Daí subtraia 23 - 5 = 18. Memorize a figura ao lado do resultado final e clique no centro da bola de cristal do mago. A figura que você memorizou irá aparecer no centro da bola.

Sinistro!!!


sábado, 3 de abril de 2010

MALHAÇÃO DE JUDAS

Sábado de Aleluia era uma data fortemente marcada pela tradição da malhação de Judas.

As pessoas dos bairros reuniam-se antecipadamente para a confecção dos bonecos recheados com papel, serragem, maravalha e os vestiam com uma indumentária de roupas usadas, pendurando-os no poste até o final do dia para a leitura do testamento, a malhação e a queimação.

O testamento - pra quem não sabe - é um dos pontos pitoresco da malhação. Feito por um autor anônimo ele usa e abusa das peculiarides das pessoas da comunidade com ironia. Uns sentem-se ofendidos, outros não.

Essa tradição vem se esvaindo rapidamente e já é raro ver um Judas pendurado no poste na área urbana da cidade. Porém hoje tive a grata surpresa de ver um Judas bem feito e alinhado no brio, dentro de um terno e aguardando o momento da malhação, no bairro vizinho ao meu.

Parei pra tirar esta foto de registro desta tradição já quase esquecida.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

MAIS CRIOLINA: QUEBRA-POTE



A dupla Criolina - Alê Muniz e Luciana Simões - levando o prêmio de melhor vídeo-clipe do 30° Festival Guarnicê de cine e vídeo, com a música Quebra-Pote, sob direção de Alex Soares.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

EU VI MARÉ ENCHER



Show da dupla Criolina - Alê Muniz e Luciana Simões - no lançamento do segundo CD Cine Tropical, na
Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís.