sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PAGUE UM E LEVE DOIS: O ENGODO


Não levo a sério estes questionários que as empresas divulgam por aí do tipo "Queremos ouvir você" como acontece em hospitais e aeroportos, por exemplo. Se alguém realmente lesse as reclamações dos usuários não haveria o caos aéreo nem as filas e horas de esperas nos hospitais. Isso não existe. É como cabeça de bacalhau.

Junte isso às supostas promoções em que alguém quer lhe dar algo de graça. Quando é de graça eu sempre penso: ou tá vencido ou tá estragado. Até porque no dia que você realmente precisa não aparece ninguém para lhe dar nada. Um exemplo clássico disso é naqueles dias em que você está liso, brocado de fome, passa em frente a uma dessas lanchonetes badaladas e ninguém, eu disse ninguém, sai lá de dentro pra lhe oferecer um sanduíche grátis em prol do reconhecimento da lanchonete por você ser um cliente fiel e lanchar ali religiosamente toda quinta-feira.  Mas no dia que você tem grana pra pagar um sanduba caro equivalente ao  preço de um almoço e jantar, eles vem com a sugesta: leve um combo com um big triplo plus + refri de 500 ml e ganhe grátis a casinha colecionável do BBB e uma boneca cor-de-rosa da Ariadna.

E a cara de pau, é você receber emails de empresas diversas querendo saber o que você acha delas e o que elas podem fazer para melhorar o seu serviço. Pra estas empresas eu digo: money na frente, my gringos brothers!!! Ou eles acham que eu vou ajudá-los a descobrir seus pontos fracos para que eles ganhem milhões e milhões a troco de nada?

Um fato que aconteceu comigo alguns meses atrás foi quando eu precisei de um controle remoto novo e solicitei a minha operadora de tv a cabo - que sou assinante a uns 12 anos - que me enviasse um, pois o meu não respondia aos comandos. Nada anormal, pois o regime entre mim e a operadora é de comodato e isso quer dizer que os equipamentos são deles. Pois, acreditem leitores, o pedido me foi negado porque eu não pago uma taxa mensal extra de manutenção pra o caso de um dia quem sabe talvez eu precise. Talvez nunca-precise também incluso no preço. Uma espécie de seguro de vida do controle remoto. Sem direito a ressarcimento. O Brasil é uma festa!!!

Aí essa semana recebi um email florido, cheio de rebuscamentos da referida operadora, pedindo que eu respondesse um questionário sobre como eles podem melhorar o serviço para me atenderem melhor. Minha resposta é pública: Prezados senhores, abram sua caixa de mensagem de meses atrás e procurem pela resposta que eu dei quando se recusaram a me enviar um controle remoto. O que eu penso do serviço de vocês, tá lá. Imutável. Vocês não melhoraram nada. Acho que ninguém tá lendo... Aliás, terei prazer em responder o questionário sempre, desde que vocês depositem mensalmente na minha conta uma taxa mensal de manutenção no valor de R$ 50,00 para possíveis pesquisas futuras, ok? 

Nesse ponto agora, sou como Jerry Maguire: mostre-me o dinheiro!!!

Um comentário:

Antonio José Rodrigues disse...

No mundo de mercenários, Jorge, vamos ser mercenários também, ora bolas! Abraços