sábado, 26 de novembro de 2011

QUE PAÍS É ESSE?

Os policiais militares e bombeiros do Maranhão estão em greve numa ação inédita da categoria descumprindo a Constituição Federal no seu artigo 142 § IV que diz claramente que "ao militar são proibidas a sindicalização e a greve". Se bandido não respeita polícia e a polícia não respeita a sociedade, eu pergunto: que país é esse? 

Pelo rádio ouvi  dizer que uma das principais reivindicações dos PM's é a questão salarial o que me reporta novamente à CF no artigo 7° § 4 que trata do "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender as necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preserve o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação a qualquer fim"  e à melhoria do plano de carreiras. 

Confesso que não sou um expert em legislação trabalhista, mas meu pouco conhecimento entende que os policiais militares são servidores estaduais regidos por legislação específica e cujos proventos advém de subsídios para fins específicos. E que tal subsídio deveria ser equiparado em todo país àqueles do Distrito Federal depende apenas de aprovação da Câmara dos Deputados.

Aqui, abre-se um leque para um outro assunto delicado que temos que engolir sempre: a eleição dos nossos representantes. Por mim, por exemplo, analfabeto não votava. É minha opinião e um direito que me assiste. Voto de analfabeto corrobora pra eleger analfabeto como Tiririca e corrupto que nada faz a não ser fomentar falcatruas para beneficiar a se próprios. Por que esta pendência dos subsídios dos policias está pendente desde o início deste ano? Porque mais da metade dos "representantes do povo" não estão interessados em resolver este problemas. Estão pensando nas eleições do ano que vem e como manter os votos nos seus currais eleitorais.

Nos redutos mais intrínsecos do país ainda existe quem venda seu voto por um par de havaianas e um aperto de mão, aproveitando-se da ingenuidade e alienação de trabalhadores que eles insistem em manter analfabetos e com doses homeopáticas de promessas de campanha nunca cumpridas. São nesses nichos que uma escória de parasitas se ampara para garantir seus votos nas próximas eleições. É da decisão dessa gente descompromissada com a sociedade e protegida de seguranças particulares, que a sociedade depende com para por um fim à greve de PM's

Ironicamente, esta mesma polícia que hoje está em greve é a mesma que sentava porrada nos trabalhadores grevistas e estudantes, em São Luís, anos atrás. Exemplo clássico e oportuno de ser lembrado para que não haja perda de memória coletiva da sociedade foi a pancadaria autorizada pelo governador da época, João Castelo, atual prefeito de São Luís, no lombo dos estudantes que lutavam pela meia passagem urbana no início dos anos 80.  

A greve dos policiais militares gera um precedente que poderá ser disseminado em todo país caso seja mantida a passividade do Estado da solução do conflito. Um país de leis frouxas como o nosso, onde a população carcerária cresceu 450% nos últimos 20 anos e que segundo o personagem Fraga, de Tropa de Elite 2, corresponde dizer que neste ritmo, em 2081, 90% de toda população brasileira estará na cadeia não pode permitir que um determinado setor da sociedade mantenha todo o restante da sociedade como refém, principalmente descumprindo a CF. 

No gancho da greve dos PM's, os policiais civis já estão ensaiando uma paralisação na próxima semana que deverá ser antecipada pela dos motoristas de ônibus urbano, por conta da segurança, já que sem polícia nas ruas os bandidos estão antecipando o Natal. No momento que bandido não respeitar polícia e a polícia não respeitar a sociedade estaremos à beira da desobediência civil. 

Com o impasse nas mãos da governadora Roseana Sarney, torcemos que a mesma não solte para os policiais e bombeiros a mesma pérola que seu comparsa  colega cearense, Ciro Gomes, pronunciou sobre a greve recente dos professores da rede estadual: "professores não devem trabalhar por causa de dinheiro, quem assim pensa deveria deixar a profissão".

Este é o país que planejamos?

Nenhum comentário: