Me impressiona o indivíduo que entra numa loja para comprar um tênis de R$ 200,00 e pagar em 10X no cartão. Acho que se eu não tiver os 200 contos pra comprar o tênis à vista é porque tô muito liso ou tenho outros compromissos com a grana. Mas este é o delírio do capitalismo: o consumo, que se torna o LSD da classe média. Enquanto os economistas chamam isso de reaquecimento da economia, eu chamo de vender o futuro a prazo. Sem garantias.
A coisa é tão selvagem que se a reencarnação fosse um fato cientificamente comprovado as imobiliárias anunciariam coisas do tipo: "Compre agora e só comece a pagar na próxima reencarnação! Ou assim: Aproveite nossa promoção e pague tudo em 15 reencarnações sem juros!
Outra coisa é fazer supermercado no cartão de crédito: se endividar pra comprar comida. O cara não termina de pagar nunca porque mes que vem quando ele paga, compra de novo. Isso é uma autoflagelação.
E o mais engraçado é que o povo gosta. Tem gente que troca de celular num período muito menor em que eu compro cuecas novas; tem quem não se satisfaz apenas com um computador mas quer ter um laptop e um smartfone; tem quem só use roupas de grife e aqueles que além do nintendo wii se sentem deprimidos se também não tiverem um Xbox e um Playstation 3.
Isso me reporta ao clássico "De Volta Para o Futuro" numa cena que se passa com McFly nos anos 50 onde ele está na casa da família de sua futura mãe, e convidam ele para a sala para ver tv e daí perguntam para ele se já assistiu tv antes, e McFly tentando ser amigável com as crianças, diz que sim e que na sua casa tem duas tvs. Daí todos se entreolham desconfiados, como se escutassem uma mentira e comentam: "onde já se viu ter duas televisões em casa..."
É, McFly...Mas não eram de LCD 60" com conversor interno, eram?
Nenhum comentário:
Postar um comentário