sábado, 9 de abril de 2011

ODE AOS FEIOS

O irmão mais velho de Smigel

A feiúra, assim como uma deficiência física ou sensitiva que obriga seu portador a desenvolver capacidades intrínsecas para superar as necessidades diárias, induz seu portador à percepção de que, desde cedo para se dar bem com as mulheres, necessita ter uma boa lábia. 

O exemplo clássico dos clássico é Serge Gainsbourg, uma versão melhorada, anos 70, de Smigel de "O Senhor dos Anéis". Mas isso não o impediu de ser um grande catador de beldades entre elas a francesa Brigitte Bardot e a inglesa Jane Birkin, com que se casou.

As belas aguardando o feio

A sua apólice, nas palavras da autora Sylvie Simmons que escreveu um livro sobre Gainsbourg, o traduz como “um extrovertido tímido, um realista surreal, um iconoclasta que ansiava por tornar-se ele mesmo um ícone, um homem que podia beber com policiais num dia, assistir a filmes pornográficos com Dali no outro, fazer amor com algumas das atrizes mais belas do mundo (sem jamais deixar que elas o vissem nu) e morrer solitário em sua cama depois de uma vida inteira de auto-abuso absolutamente heróico, ou pelo menos incontestavelmente artístico”

Sua música mais lembrada por estas bandas é "Je t'aime... Moi Non Plus" que compôs para Brigitte Bardot mas ela se recusou a cantá-la acreditando que o marido iria ficar furioso com o conteúdo lascivo da faixa. Sou levado a crer que muitos de nós na fase dos 42-44 anos foram gerados ao som desta música. 

Quem acabou cantando "Je t'aime..." foi Jane Birkin. Gainsbourg conheceu a atriz inglesa no set de um filme - ele quase duas décadas mais velho do que ela. Casaram-se, e a música foi lançada em 1969. É tão sexualmente sugestiva que alguns afirmaram que Gainsbourg e Birkin a gravaram enquanto transavam. Birkin respondeu que se eles estivessem transando, não teriam feito uma música, mas um disco (!!!!!!!). "Je t'aime..." foi banida de várias rádios (inclusive da BBC britânica) e enfureceu até o Vaticano, que excomungou o funcionário que tocou a faixa em uma emissora italiana.

Tira o lençol que eu tô errando a nota!


Mamãe passou açúcar em mim!!!

No dia de sua morte a França parou. Parafraseando um termo que os portugueses diziam dos indígenas brasileiros no início da colonização, o obituário do jornal francês Libération disse que ele “bebeu cigarros demais”. No dia de sua morte, multidões foram à porta de sua casa deixar garrafas de Pastis e maços de Gitanes em sua homenagem.

Pra uma geração que, hoje em dia ao ver duas mulheres maravilhosas como estas, o que tem a dizer é clicar na opção "curtir" das redes sociais, o legado de Gainsbourg tem quer ser continuamente ressuscitado para que não se percam seus ensinamentos.

Passados mais de 20 anos, os feios ainda tem muito o que aprender com suas palavras: "A feiúra é superior à beleza, porque ela dura"

2 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Os boêmios cafajestes, Jorge, não necessitam de beleza para conquistar beldades, mas de whisky na mente. Hoje, vou dormir realizado. Abraços

marcos assis disse...

Inspirador! Fez 20 anos da morte dele esses dias.