domingo, 22 de agosto de 2010

MEUS PRIMEIROS LP'S



Os tres primeiros LP's que comprei para ouvir na radiola Phillips lá de casa foram o Quem Viver Chorará,  Enquanto Engoma a Calça e Era uma Vez um Homem e seu Tempo, respectivamente, de Fagner, Ednardo e Belchior,  lá por meados de 1979, na minha fase cultural/universitária em Fortaleza.

O "Quem Vive Chorará" foi o penúltimo grande disco de Fagner. Além dos sucessos Revelação e Jura Secreta, o disco original continha Motivo, poema de Cecília Meireles musicado por Fagner e que, posteriormente, foi retirado por conta de disputa de direitos autorais. Nas prensagens seguintes, a música foi substituída pela versão definitiva de Quem Me Levará sou Eu, vencedora do festival da Tupi de 1979 pelo próprio Fagner.




O "Enquanto Engoma a Calça" é um disco mediano acima de muitos anteriores de Ednardo e que teve alguma projeção além das terras cearenses. Mas lá no Ceará o cara era uma instituição, principalmente porque era um dos poucos artistas da terra que se apresentavam pra tocar nas greves universitárias e vinha dando forma num trabalho maior que foi o festival Massafeira que acabou virando um álbum duplo.




O "Era uma Vez um Homem e seu Tempo" é sem dúvida o melhor trabalho de Belchior. Inspiradíssimo, o artista construiu belas poesias e as musicou deixando aquele toque Beatle lá no fundo. Dos tres discos, este é o que apresenta a melhor qualidade de áudio, comparando-se aos aparelhos de som daquela época. Muito por conta da gravadora WEA e pela produção de Liminha. Um clássico.

E porque que eu tô falando tudo isso sem mais nem menos?

Tava ali cortando uma couve pra acompanhar uma feijoada e me deu uma vontade danada de ouvir "Revelação" acompanhando a cerveja que me acompanhava.

Deve ser porque vou passar a próxima semana em Fortaleza por conta de um treinamento da empresa, razão pela qual não haverão postagens nos próximos dias.

Vocês já ouviram dizer que ganhar o dia é bom?*

Vendo os verdes mares bravios e crespos rebentando no quebra-mar das praias. Como folhas na relva.

Eita, vida difícil!!!

Ou não?


* Walt Whitman, em Folhas das Folhas da Relva

Nenhum comentário: