quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A ARGENTINA É O PAÍS DO FUTEBOL?

Havia dito a mim mesmo que não faria mais postagens sobre futebol, mas depois que o argentino Conca foi eleito o Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro e Messi, outro argentino, está dentro da lista tríplice dos melhores do mundo, resolvi soltar o verbo e perguntar: a Argentina é o país do futebol?

Nem sei se minha opinião é válida pois não assisto campeonato brasileiro. Acho medíocre. Assisti pedacinhos de umas duas ou tres partidas e tive de mudar de canal por conta do tédio. Dizem que este ano foi o melhor dos últimos anos. Imagina como não foram os dos últimos anos.  Se as operadoras de tv a cabo dependessem de mim para vender seus pacotes, iriam a falência.

Os problemas são muitos, porém um que me chama atenção é o cultural. No Brasil, o cara nasce com aquela mística do passado de Copas do Mundo, de que aqui é o país do futebol e que todo mundo já nasce aprendendo a jogar e não precisa mais de empenho profissional nenhum. O que eu vejo nas minhas poucas audições nacionais são uns perna de pau querendo resolver o jogo sozinho: o cara não sabe driblar e quer passar por toda zaga, quando chuta em gol parece que tá é mirando um desafeto lá na arquibancada; impressiona-me também a quantidade de faltas, os passes errados e na maioria das vezes o cara tá do lado do outro, o jogo preso, a satisfação pelo empate, pelo 1X0 e dane-se o torcedor. E também tem a arbitragem que prende o jogo apitando tudo que é corpo-a-corpo fora da área e quando é penalti dá aquela frouxidão e não marca. Porque não saiu sangue.

Por estes dias, deu-se no Rio um Congresso com os principais técnicos do país com intuito de resgatar o futebol-arte. Acho válido, mas acho também que não vai dar em nada. Jogador de futebol brasileiro é vaidoso. Derruba técnico. Sonha em ir pra Europa. Às vezes dá certo outras não. A maioria amarga banco. Porque "não se adaptou ao futebol". Leia-se: não se profissionalizou quando deveria.

Acho que quando o cara é bom joga em qualquer lugar. Os argentinos tão sendo exportados para o mundo e estão fazendo sucesso. Os brasileiros nem tanto. Na Itália, para o trófeu O Pior do Ano, tem 6 brasileiros na lista dos 10 finalistas.

Essa é a pátria de chuteiras?

2 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Os jogadores brasileiros, Jorge, rebolam demais... são cheios de frescuras e, no entanto, quando entram em campo, depois de levar massagem no saco, tomar banho em piscina térmica, comer adulado por uma bela nutricionista,passar a noite em casas noturnas, fazem o que vc relatou: não conseguem acertar um passe, mesmo o companheiro estando a 2 metros de distância. Quando eu era peladeiro e perdia um gol, a minha mãe sofria. Hoje, esses pernas de pau bem pagos fazem a maior merda em campo e ainda são aplaudidos. Abraços, pois eu também estou p da vida com o futebol brasileiro

Jorge Jansen disse...

É amigo e pra variar, ontem um time argentino arrancou o título da sul-americana das mãos do Goias. Agora de 9 Copas disputadas, os argentinos tem 5 e nós só temos uma.