quarta-feira, 5 de maio de 2010

O PLANO B DA FIFA PARA 2014

 Eu sou apenas uma maquete latino-americana



Em dezembro postei aqui sob o título de MERECEMOS SEDIAR UMA OLIMPÍADA E UMA COPA DO MUNDO minha posição sobre um possível fiasco da realização de competições esportivas deste nível no país em razão da violência dos estádios e hoje, vi na capa da revista VEJA, a matéria de que a FIFA já tem um plano B para substituir o Brasil como país anfitrião da Copa de 2014.

O motivo: o país não está cumprindo o prazo de modernização e construção de novos estádios. Não se sentou um único tijolo ainda. Tudo só existe em maquetes. A única coisa real que feita até agora foi a escolha das doze cidades que receberão os jogos e já se fala em reduzir este número para oito, porque nas entrelinhas a realização da copa envolve dinheiro público e muita politicagem. Das cidades-sede, Brasília corre o risco de intervenção federal, cinco estão com seus governadores disputando reeleição e seis se esforçam para reeleger seus sucessores. Junta-se a isso o famoso jeitinho brasileiro de deixar tudo pra última hora.

Na verdade o país continua um país pra não se levar a sério. Continua dormindo em berço esplêndido como se ainda fosse o país do futebol. Só se for do futebol meia boca dos campeonatos regionais sonolentos. Craque que é craque no Brasil já sabe onde é a porta de saída: o aeroporto. De preferência rumo a um grande clube europeu.

Se perder a sede da Copa o Brasil vai pagar um mico sem precedentes.

Os problemas são vários. Pra mim começa logo pela inexistência de uma estrutura de transporte para receber e deslocar os torcedores que virão de vários locais do mundo para o espetáculo. O que existe é uma malha rodoviária mal conservada e esburacada, aeroportos congestionados em feriadões e ausência de uma malha ferroviária como a que existe na Europa e que já deveria existir num país de dimensões continentais como o nosso. Depois vem a segurança pública que eu até me recuso a falar. Só deixo a lembrança de que ano passado os bandidos derrubaram um helicóptero da polícia no Rio com uma bazuca.

A Inglaterra parece ser o plano B da FIFA para substituir o Brasil. Toda estrutura para as Olimpíadas de 2012 já está pronta, incluindo a rede de transporte e os estádios como o de Wembley que levou quatro anos e meio para ser construído e consumiu 2,5 bilhões de reais.

Tempo e dinheiro que o Brasil não tem.

Mas Ricardo Teixeira -presidente da CBF - jura de pé junto que a Copa será aqui.

Nenhum comentário: