terça-feira, 21 de setembro de 2010

SONS DO SILÊNCIO

Estive por duas vezes em Fortaleza nas últimas semanas fazendo um treinamento de Libras e compartilho com vocês a experiência gratificante em descobrir um outro mundo dentro do mundo em que vivemos.

Até antes desta experiência, reconheço, havia criado o esteriótipo de que as pessoas com deficiências auditivas se comunicavam através de um recurso limitado que mesclavam sinais e mímicas. Ledo engano.

Na imersão deste mundo silencioso a primeira lição que aprendi foi que os deficientes somos nós, pois aqueles a quem julgamos como deficientes auditivos além de se comunicarem na linguagem de sinais também conhecem  a linguagem da comunicação dos ouvintes seja por um domínio peculiar da língua portuguesa ou através leitura labial. Ou seja, a priori, a nossa deficiência é de que somente falamos nossa língua e eles entendem e nós não entendemos a deles.

Porém, com as mudanças que acontecem na sociedade, entre elas a acessibilidade, sinalizo aqui a oportunidade para todos em conhecer e compartilhar uma experiência fascinante de como outras pessoas com limitações se superam para encarar o mundo de forma positiva e o que elas têm para nos ensinar.
 

Para quem quer conhecer mais, os links abaixo são o ponto de partida. É só clicar neles:


Nenhum comentário: