quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

FUTEBOL RETRÔ


A volta de alguns jogadores ao futebol brasileiro tem trazido um novo ânimo aos minguados campeonatos regionais e nacional. Como foi o caso de Ronaldo e Adriano. E agora mais recentemente Roberto Carlos e Robinho. Eu não sei até que ponto isso é positivo, porque o futebol europeu é uma vitrine para os jogadores e essa volta me parece mais aqueles casos em que o marido troca a mulher de 40 por duas de 20 e depois de algum tempo se acabando pra dar conta delas, termina com uma "moía" de chifres na testa e retorna com cara de sonso ao velho lar. 

A volta de jogadores perto da aposentadoria e que já não conseguem ritmo lá fora nos clubes, mas fazem sucesso por aqui, põe em xeque o nosso futebol. Será que viramos peladeiros a ponto de os "vovôs" chegarem de volta e se tornarem artilheiro dos campeonatos?

A situação de Robinho é outra. Jovem, com muito futebol ainda pra jogar, simplesmente não se adaptou ao futebol europeu. Especialmente no futebol inglês. Talvez por conta das firulas. Ou como dizem os especialistas: "não está passando por uma boa fase". Eu, na verdade, não entendo esse negócio de fase em jogador de futebol. Fase quem tem é a lua. E corrente elétrica. Pra mim o cara é um profissional que tem que dar conta do recado, custe o que custar, porque é muito bem pago pra isso. Nós, pobres mortais assalariados, tiramos motivação do fundo do poço para dar conta do nosso trabalho todo dia, aí vem jogador de futebol com esse negócio de fase. Dá licença!

E no caso deles nem se pode dizer que é falta de motivação. Só pra se ter uma idéia, o Real Madrid está oferecendo R$ 1,5 milhão para cada jogador pela conquista da Champions League. Em 70, com o conquista do tri-campeonato pelo Brasil, os jogadores ganharam de presente um fusquinha cada um.

O fato é que tá na hora do futebol brasileiro dar uma sacudida. Estamos décadas atrás da estrutura dos campeonatos europeus e iludidos de que temos o melhor futebol do mundo. Isso é balela. Temos cerca de uns 10 times de futebol no país que tem estrutura de grandes clubes e que apresentam um futebol um pouco acima de mediano. O restante dos clubes é mais pra cumprir tabela de campeonato. Se ainda tívessemos o melhor futebol do mundo, todo ano estaríamos numa final de Libertadores ou da Copa Toyota, o que nem sempre acontece. 

Mas vamos ver se com a sessão "o bom filho a casa retorna" isso acontecerá.

Nenhum comentário: