terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O LEITE E AS FIGURINHAS PSICODÉLICAS

Voltou a circular, desta vez pela mídia local, a história de reciclagem do leite pasteurizado e de como as empresas do setor estão ludibriando o consumidor com a falta de informação nas embalagens deste produto. 

Disse o radialista do rádio-jornal de uma conceituada FM, que segundo suas fontes ( e ele faz questão de não citar ) as empresas deixaram de informar no fundo da embalagem de leite - com um código variando de 1 a 5 - quantas vezes aquele leite havia sido reciclado pelo processo de pasteurização e que, em desrespeito ao consumidor haviam alterado o código numérico para um código de cores que não significa nada, que não traz uma informação ao leigo sobre a reciclagem daquele leite.

Pois bem, até prova em contrário, esta informação é falsa. É uma lenda urbana. Esta informação já circulou pela internet, quatro anos atrás, na forma daquelas correntes de e-mail e a alteração do código numérico para um código de cores é decorrente exatamente da especulação destes boatos. O código numérico era uma informação de produção de lotes durante o processo de industrialização do leite e foi substituido por um código de cores.

Se você anda bebendo leite e vendo figuras coloridas e psicodélicas, ou vaca de óculos, fique esperto: ou seu leite está azedo ou você bebeu leite-de-onça demais nas barraquinhas do carnaval.

Nenhum comentário: