sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PIRATAS DE TUTÓIA

Piratas ganeses foram destaques na mídia local depois que encalharam um veleiro nas praias de Tutóia e tentaram trocar euros no mercado local, fruto de um saque a um casal suiço que dava a volta ao mundo com a família.

O que vieram fazer na costa maranhense não se sabe. Talvez estivessem desgarrados pelo mar. O fato é que a costa maranhense não é um local ideal para principantes devido as altas variações das marés de até 7 metros, as correntes marinhas e os recifes, como o Parcel Manoel Luís, que desde o descobrimento até a metade do séc. XX já causaram mais de uma centena de naufrágios.

Por conta desta peculiaridade da natureza, São Luís foi fundada por franceses. Conta a história que logo após o descobrimento todas as tentativas portuguesas de aportar nesta região foram infrutíferas devido ao desconhecimento de seus marinheiros dos perigos da região o que resultou no naufrágio de várias embarcações na tentativa de posse destas terras. E ao que tudo indica, os sobreviventes acabaram devorados pelos índios do litoral. Por estes infortuitos, Portugal logo abandonou a idéia da colonização.

Aproveitando-se disso os franceses, mais acostumados a navegabilidade da costa norte da América do Sul e por manterem mais contato com os índígenas devido à expedição de 1604 de Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardiere, na Guiana Francesa, aportaram no Maranhão por uma rota marítima própria e deram início a criação da França Equatorial que resultou na fundação de São Luís. 

Quanto aos ganeses, a boa vida de sol e mar acabou. Estão detidos numa cela com 3 refeições diárias. Sorte deles. Há 500 anos, se tivessem escapado dos tubarões após um naufrágio, teriam sido devorados sem dó, pelos tupinambás.

Nenhum comentário: